Tuesday 2 July 2019

Mobilidade elétrica? Depende de qual...



No site do Ministério da Saúde do Brasil li o seguinte:

http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45500-mortes-devido-a-poluicao-aumentam-14-em-dez-anos-no-brasil

A poluição dos meios de transporte a combustão (de motos a caminhões) tem um papel importante.


A solução é eletrificar o transporte privado? Sem dúvida é, mas para os produtores automotivos, e não para as pessoas:
http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45466-homens-sao-maiores-vitimas-de-acidentes-no-transito

Que fazer? Apostamos tudo sobre os ITS? Para que o caos fique sim arrumado, mas fique? Obviamente não! Porque tudo depende de qual é a ambição do Brasil. É fundamental escolher a referência que o país quer ter: estar em linha com os países menos interessados no bem estar dos próprios cidadãos, que investem todo sobre o transporte rodoviário, pela felicidade dos produtores de carros estrangeiros, ou piscar o olho aos países mais civilizados do globo, como Países Baixos e Dinamarca, que durante décadas investiram em infraestruturas ferroviárias (nacionais, estaduais, regionais e urbanas) e em serviços integrados de transporte público elétricos sobre ferro (bonde, metrô, trens)? E muitas, muitas ciclovias!
https://www.alstom.com/sites/alstom.com/files/styles/project_cover/public/2018/07/11/viagem_inaugural_do_vlt_carioca_01.jpg?h=bc816b12&itok=l_o_pl4B

É uma simples questão de visão: o Brasil é um poderoso adolescente, com enormes potencialidades, mas o que quer fazer quando for "grande"? Sonha congestionamento, filas, acidentes, ou que o seu povo tenha os mesmos direitos dos países mais avançados do mundo?

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